Eficiência Energética é a palavra de ordem neste edifício no Chile!

Dadas as constantes preocupações ambientais, a construção do Novo Edifício Transoceanica apostou numa construção que permitisse que o edifício fosse o mais amigo do ambiente possível, tendo inovado nos sistemas passivos e ativos, pensando também na localização perfeita para o implantar num terreno com quase 20.000m2.

transoceanica7

Projetado pela empresa +arquitectos, este edifício apresenta linhas curvilíneas e modernas, respeitando o meio em que se insere e quase que se mescla com o meio envolvente. A orientação do edifício segue a resposta a uma das maiores preocupações apresentadas pela Empresas Transoceanica: melhorar a qualidade dos espaços de trabalho. O edifício apresenta-se então com um corpo principal formado por um hall que dá acesso a várias alas de escritórios, mas ao mesmo tempo com um corpo independente na parte norte que nos faz viajar até ao Auditório e Casino que é conectado ao exterior através de um dossel, integrando assim o edifício com o ambiente que o circunda.

transoceanica2 transoceanica3 transoceanica9 transoceanica10 transoceanica12

Uma parte da inovação na eficiência energética deve-se à aplicação de sistemas passivos. Na busca de otimizar a utilização de luz natural, o edifício foi implantado de modo a que todos os escritórios fossem privilegiados com uma ótima orientação solar e que ao mesmo tempo prevenisse as perdas térmicas ou ganhos indesejados, tendo para tal proteção solar nas fachadas. Tendo os sistemas passivos cerca de 80% na fatia da eficiência energética, os restantes 20% pertencem aos sistemas ativos como iluminação inteligente e climatização com recurso à geotermia.

axonometrica-cortada-lineas-3 Detalle-de-fachada-2

Podemos afirmar que, no total, este edifício economiza cerca de 70% mais quando comparado com a demanda de energia de prédios comerciais que não recorrem a sistemas passivos e à geotermia. Um belo exemplo do que podemos realizar em Portugal!

transoceanica1 transoceanica4 transoceanica11

Localização: Vitacura, Santiago, Chile
Arquitectos: +arquitectos
Construção: SIGRO S.A.
Engenheiros: Gatica & Jimenez
Área de Terreno: 19.790 m2
Área Construída: 17.000 m2
Ano do Projeto: 2010
Fotos: Erieta Attali / Guy Wenborne

PDF Projeto original +arquitectos

emplazamiento emplazamiento2 emplazamiento3 emplazamiento4 emplazamiento5 emplazamiento6 emplazamiento7

Fonte: Sustentaraqui | +arquitectos


Deixe um comentário